Principal GERAL Laguna terá a primeira usina termosolar do Brasil
Laguna terá a primeira usina termosolar do Brasil

Laguna terá a primeira usina termosolar do Brasil

0
0

Desde o final de 2017, Laguna está em acordo com a Eletrosul. A cidade foi escolhida para receber a primeira usina termosolar do Brasil, por meio de recursos do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O prefeito Mauro Candemil se reuniu na última semana com representantes da empresa para visitar duas áreas da cidade que deverão ser estudadas para a instalação da usina. Uma é um terreno do porto pesqueiro e o outro é uma área pública no Laguna Internacional. O segundo ponto é o mais cogitado devido a forte insolação da região.

Segundo a assessoria de comunicação da Eletrosul, esse projeto experimental tem como objetivo avaliar a eficiência da usina, além de fomentar a nacionalização desta tecnologia através da capacitação de universitários, para que empresas brasileiras produzam os materiais e máquinas necessárias a este tipo de usina. Atualmente tudo é importado.

Neste momento, foi contratado empresa para elaboração do projeto. Após os estudo de viabilidade técnica e aprovação, terá um prazo de execução de 36 meses a partir da assinatura da ordem de serviço. A usina ocupará uma área de aproximadamente 1,5 hectare. O investimento será em torno de R$15 milhões.

O que é uma usina termosolar?

Termosolar é uma termoelétrica que utiliza a radiação solar para produzir eletricidade. Diferente do sistema fotovoltaico tradicional, em um primeiro momento neste se obtém energia solar térmica e só depois se utiliza esta energia para produzir eletricidade por meio de uma turbina ou motor. A tecnologia que será utilizada na termosolar, em Laguna, será através de cilindro parabólico. É uma energia totalmente limpa e renovável.

Foto: Prefeitura de Laguna