Principal SAÚDE Fundação de Saúde alerta pais sobre vacinação contra o HPV
Fundação de Saúde alerta pais sobre vacinação contra o HPV

Fundação de Saúde alerta pais sobre vacinação contra o HPV

0
0

A Fundação Municipal de Saúde de Tubarão divulgou um alerta aos pais e responsáveis em virtude da baixa adesão de adolescentes na campanha de vacinação do HPV, muito devido aos próprios pais, que não procuram os postos de saúde, na maioria das vezes por falta de informação.

Por isso, tanto o Ministério da Saúde, quanto o município tentam sensibilizar a população quanto à importância e a eficácia da vacina. Em 2018, a faixa etária de meninos que podem receber a vacina foi ampliada, de 11 a 14 anos. A vacinação é fundamental, pois previne o câncer de colo de útero nas meninas, e nos meninos o câncer de pênis, ânus, boca e laringe.

O HPV (Papiloma Vírus Humano) é a doença sexualmente transmissível mais comum no mundo. É o terceiro tumor mais frequente na população feminina, causando o câncer de colo de útero, e ainda verrugas genitais, anais e neoplasias – a terceira causa da morte de mulheres por câncer no Brasil.

Todas as salas de vacinação do município têm as doses. Desta forma, os pais devem ficar atentos e procurar pela vacina para os filhos, e assim prevenir a doença. Além do HPV, neste ano houve a ampliação da faixa etária alvo, também para 11 a 14 anos, da vacina contra a meningite, doença respiratória grave que, em casos extremos, podem levar a óbito ou sequelas neurológicas.

Foto: Marcelo Becker