Principal GERAL Ponte pênsil é liberada nesta quinta-feira
Ponte pênsil é liberada nesta quinta-feira

Ponte pênsil é liberada nesta quinta-feira

0
0

Destruída no vendaval do dia 16 de outubro de 2016, a ponte pênsil em frente à Unisul foi completamente recuperada e será liberada ao público nesta quinta-feira (15). O ato simbólico será às 11 horas, na cabeceira da margem esquerda, em frente à universidade.

A reforma da estrutura foi anunciada no dia 5 de janeiro, quando a prefeitura cancelou a licitação para a construção da passarela de concreto por conta de inviabilidades técnicas. A intenção é oferecer uma alternativa à população enquanto a nova estrutura não for construída. Está em fase final a licitação para elaboração de um novo projeto para a passarela de concreto.

O custo da reforma ficou em R$ 145.974,94, valor semelhante à reforma da ponte pênsil da Guarda, executada no ano passado. A reabertura da ponte ocorre 35 dias antes da previsão estipulada pela Sanero Construções, responsável pela obra.

A recuperação dos 155 metros de extensão da estrutura exigiu a colocação de 136 peças de corrimão, 142 conjuntos de pilares laterais de madeiras, 204 longitudinais de madeira (sob o assoalho), 68 peças de madeira tratada para o assoalho e 695 metros de extensão de cabos verticais, além de centenas de outras peças de acabamento e das barras de ferro de sustentação das rampas de acesso nas duas cabeceiras.

Foram mantidas as duas torres de concreto, que receberam nova pintura, os cabos horizontais que seguram toda a ponte e, na margem direita, a estrutura de ferro que impede a passagem de motos ou bicicletas. As peças de madeiras nas laterais foram pintadas nas cores azul e branca e o assoalho recebeu aplicação de verniz. O último trabalho da recuperação foi a instalação dos reflores de iluminação nas duas torres.

Foto: Marcelo Becker