Principal ESPORTES Fesporte quer ampliar parcerias com a iniciativa privada
Fesporte quer ampliar parcerias com a iniciativa privada

Fesporte quer ampliar parcerias com a iniciativa privada

0
0

A Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) quer atrair mais investimentos da iniciativa privada nos eventos que promove anualmente em todo estado, entre eles os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). O objetivo é ampliar as parcerias com empresas, como já ocorreu na edição do ano passado.

A Fundação já tem seu calendário de eventos estaduais definido para 2018. Os Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti), por exemplo, serão realizados entre 22 e 27 de maio, em Rio do Sul. Os Jogos Abertos Paradesportivos (Parajasc) ocorrem em Itajaí, de 9 a 15 de outubro, enquanto os Jasc serão em Caçador, entre 6 e 16 de setembro (confira o calendário completo abaixo).

Conforme o presidente da Fesporte, Erivaldo Nunes Caetano Junior, o Vadinho, a meta é atrair até dez parceiros, por meio do programa Fesporte Total, criado com o objetivo de aproximar o público e dar visibilidade aos principais eventos do calendário esportivo catarinense.

“É um grande sonho para o esporte de Santa Catarina, trazer a iniciativa privada para os nossos eventos”, afirma Vadinho. “Temos um excelente calendário, com eventos que trabalham com públicos de várias idades. É algo que vai trazer dividendos para essas empresas e para o esporte catarinense.”

Ao todo, a Fesporte organiza todos os anos 393 eventos municipais e regionais, além de 10 eventos estaduais. Estima-se que essas competições reúnam, anualmente, até 250 mil atletas, de 12 a 60 anos de idade.

Antecipação
Uma das novidades do calendário da Fesporte para 2018 é a antecipação da etapa estadual do Jasc. Nos últimos anos, a competição foi realizada em novembro; neste ano, será em setembro. A antecipação, conforme Darcio de Saules, diretor de Esportes da fundação, é importante para que os municípios cujas equipes disputam ligas se organizem melhor para a participação na competição estadual.

Legislação
Saules, que também integra o Conselho Estadual de Esporte (CED-SC), explicou que um dos desafios deste ano será a regulamentação da Lei 17.276/2017, aprovada pela Assembleia Legislativa no ano passado. A lei, de autoria do deputado Antonio Aguiar (PMDB), exige um tempo mínimo de dois anos de residência em Santa Catarina para atletas de outros estados poderem ser inscritos em competições oficiais organizadas pela Fesporte, como os Jasc.

 

Calendário 2018 da Fesporte – Principais eventos

Maio
22 a 27- Etapa Estadual dos Jasti (Rio do Sul)

Junho
22 a 24 / 26 a 30 – Etapa Estadual dos JESC 15 a 17 anos (Videira)

Julho
4 a 8 – Etapa Estadual do Parajesc
16 a 28 – Etapa Estadual dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina (Curitibanos)

Agosto
3 a 5 – Etapa Estadual das modalidades individuais dos JESC 12 a 14 anos (São José)
7 a 11 – Etapa Estadual das modalidades coletivas dos JESC 15 a 17 anos (São José)

Setembro
7 a 16 – Etapa Estadual dos Jasc (Caçador)

Outubro
9 a 14 – Etapa Estadual dos Parajasc (Itajaí)

Novembro
2 a 10 – Etapa Estadual da Olesc
27/11 a 2 de dezembro – Etapa Estadual Moleque Bom de Bola (Quilombo)

Foto: Solon Soares