Principal SAÚDE Estoque de vacina pentavalente deve ser regularizado ainda nesta semana
Estoque de vacina pentavalente deve ser regularizado ainda nesta semana

Estoque de vacina pentavalente deve ser regularizado ainda nesta semana

0
0

Em fevereiro, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) de Santa Catarina declarou em nota que não possuía doses das vacinas BCG e Pentavalente para serem distribuídas aos municípios na rotina. O Ministério da Saúde (MS) informou a todas as Secretarias de Saúde que a indisponibilidade de estoque era a nível nacional desde janeiro.

Após dois meses, o caso parece que finalmente vai regularizar. Segundo a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do MS, Carla Domingues, sete milhões de doses foram liberadas. Todavia, ainda é preciso realizar uma análise para averiguar a qualidade das vacinas devido a oscilação de temperatura durante o transporte.

O Ministério deve iniciar o envio aos Estados nesta semana, que encaminharão aos municípios, e seguirão para os postos de saúde. Por mês são aplicadas cerca de 20 mil vacinas em Santa Catarina. A pentavalente, que previne difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus Influenzae tipo B, entre outras infecções graves, deve ter tomada aos dois, quatro e seis meses de idade.

Foto: Divulgação