Principal GERAL Entidades firmam parceria para elaborar Plano Municipal de Turismo
Entidades firmam parceria para elaborar Plano Municipal de Turismo

Entidades firmam parceria para elaborar Plano Municipal de Turismo

0
0

A Prefeitura Municipal de Tubarão e o Senac/SC, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico, firmaram parceria para a elaboração do Plano Municipal de Turismo (PMT) – Uma Construção Coletiva, com o objetivo de ordenar e integrar esforços para o desenvolvimento da atividade turística no município.

O objetivo do plano é definir e orientar as ações para o turismo local por meio de metas de curto, médio e longo prazos, articulados com os planos e as políticas federal e estadual, e que leva em conta as peculiaridades, as vocações, os anseios do presente e do futuro, e da sociedade no município.

O Plano foi estruturado com base territorial de Tubarão, mas deve considerar amplamente nas discussões de proposições a cooperação com municípios vizinhos, visando à regionalização da atividade turística. O PMT trata dos programas e as ações necessárias para o fomento e crescimento da atividade turística de forma sustentável, expressando uma política para todos os níveis.

O turismo exige uma discussão ampla sobre o modelo de desenvolvimento para a economia e a sociedade. “Questões como meio ambiente, cidadania e sustentabilidade são fundamentais para a construção do PMT, e a responsabilidade dessas questões não é exclusiva dos governos, mas também de empresários, profissionais, organizações não governamentais, sindicatos e comunidades organizadas que devem participar e se comprometer com os resultados decorrentes dos projetos turísticos”, avaliou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Alexandre Moraes.

A elaboração está preconizada na última atualização do Plano Nacional de Turismo (PNT). Além de ter o referencial no PNT, no âmbito estadual, está alinhado com o Plano de Desenvolvimento Integrado do Lazer (PDIL), com O Plano de Desenvolvimento Regional de Santa Catarina e o Plano Catarina. Devem participar do processo educativo de elaboração, o Poder Executivo, o Poder Legislativo, o Ministério Público e a Sociedade Civil Organizada.

Foto: Divulgação