Principal GERAL Bairros de Imbituba recebem mutirão de limpeza
Bairros de Imbituba recebem mutirão de limpeza

Bairros de Imbituba recebem mutirão de limpeza

0
0

Um mutirão de limpeza urbana iniciou nesta semana por diversos bairros e ruas de Imbituba, realizado pela Secretaria de Infraestrutura e Saneamento. Contando com uma grande equipe de servidores, os trabalhos começaram pela região central do município e consistem na retirada de entulhos das calçadas, corte de gramas e mato e pinturas de meio-fio.

O mutirão, que já foi realizado em alguns bairros, conta com uma trabalhadores de recolhimento, caminhão e maquinário. Também envolver uma ação conjunta com o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), que realizou a implantação de duas faixas de pedestres na movimentada Avenida Renato Ramos da Silva, em Vila Nova.

Depois do Centro, os trabalhos partem para Vila Nova, Nova Brasília, Vila Nova Alvorada (Divineia) e depois para outros bairros. Estão previstas a limpeza da Trilha do Farol, do Canto da Praia da Vila, de bueiros no Centro e Praia do Rosa e Alto Arroio, no Portinho da Vila, manutenção de ruas no Campo de Aviação, Praia do Porto e Praia do Rosa, com drenagem na Avenida Porto Novo (Ibiraquera), expansão de rua na Lagoa do Quintino, arrumação de lajotas em Araçatuba e a manutenção na balsa do Sambaqui.

Segundo o prefeito Rosenvaldo Júnior, há um cronograma para as demais comunidades, voltadas à saúde pública, à prevenção de patrimônio público e ao bem-estar social. “Quando se tem bairros e ruas limpos, se têm mais qualidade de vida, beleza e menos índices de doenças. No caso das águas, além da saúde, temos a danificação da pavimentação asfáltica”, lembra o gestor.

Fiscalização e punição para quem depositar entulho em via pública ou terrenos será intensificado

A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Saneamento tem pedido sempre maior colaboração da comunidade e punirá, dentro da legislação vigente, quem depositar entulhos nas vias públicas. “Percebemos que após a retirada de materiais, alguns moradores voltaram a despejar entulhos nas calçadas, e isso é errado. Esta ação não irá acontecer rotineiramente e precisamos que todos compreendam que esses materiais são de responsabilidade dos proprietários dos imóveis. Em breve, estaremos fiscalizando e caso seja necessário, haverá punições”, adianta o secretário Alexsandro Carpes.

O Secretário lembra que é importante a participação da população atuando como um segundo agente fiscal. “Caso alguém identifique uma situação passível de fiscalização, deve denunciar de maneira anônima pela Ouvidoria da Prefeitura e no próprio paço municipal. De lá, nos são direcionado os casos que devem ser corrigidos em prol do bem-estar coletivo”, explica Carpes.

Foto: Prefeitura de Imbituba