Principal ENTRETENIMENTO Inicia os preparativos da Vila da Páscoa em São Martinho
Inicia os preparativos da Vila da Páscoa em São Martinho

Inicia os preparativos da Vila da Páscoa em São Martinho

0
0

A montagem da decoração da 2ª Osterdorf (Vila da Páscoa), no centro de São Martinho, começou nesta semana. O evento será realizado entre os dias 20 e 25 de março, de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30min às 17h, e, sábado e domingo, das 10h às 18h, para comemorar a Páscoa segundo a tradição alemã.

Pelo segundo ano consecutivo, São Martinho apresenta a Osterdorf, a Vila de Páscoa, com uma programação especial que conta com as atividades e atrações gratuitas para toda a família. Na vila, terá a Casa do Coelho, Toca do Coelho, Osterbaum (Árvore de Páscoa), Feira de Produtos Artesanais e Coloniais e Espaço Kids (brinquedos infláveis).

Na programação terá oficinas de pintura de casquinhas de ovos, desenhos para colorir, orelhas de coelho, coelho divertido, pintura de bolachas e contação de histórias. A gastronomia também estará presente com a culinária alemã: bolos cucas, docinhos, bolachas artesanais, geleias, pães e salgados. A Praça de Alimentação funcionará de terça a quinta, das 10h às 20h, e de sexta a domingo, das 10h às 23h.

“Pelo segundo ano, estamos organizando a Osterdof, que tem como objetivo resgatar as tradições de Páscoa, trazidas pelos primeiros colonizadores germânicos. É baseada nas tradições Pascais que traremos atividades interativas e educativas para toda a família. Iniciamos a nossa decoração e, de agora em diante, teremos muito trabalho pela frente, até a abertura do evento no dia 20 de março”, avalia a secretária de Turismo e Cultura, Angela Sehnen Back.

Significado da Osterbaum:

Entre os vários símbolos usados na Alemanha durante a Páscoa, está o Osterbaum – a Árvore da Páscoa. As tradições da Páscoa, como as de outras festas religiosas, têm sua continuidade na Alemanha de hoje e foram levadas a outros países pelos que emigraram. A árvore da Páscoa é montada com um galho seco, que simboliza a frieza e morte do sepulcro de Jesus Cristo. No galho, são colocadas cascas de ovos coloridas, que simbolizam a alegria da vida que significa a Ressurreição do Senhor. O ovo significa ou simboliza que há vida dentro dele e dali ela brota, apesar de estar escondida até o momento em que a ruptura acontece. Dentro do ovo está a vida.

Foto: Mylene Salgado