Principal SAÚDE Aulas gratuitas de yoga serão oferecidas duas vezes por semana
Aulas gratuitas de yoga serão oferecidas duas vezes por semana

Aulas gratuitas de yoga serão oferecidas duas vezes por semana

0
0

O projeto Coração Saudável leva gratuitamente saúde e bem estar às pessoas que estejam com alguma alteração cardíaca crônica ou aguda e hipertensos, nos bairros Vila Nova e Guaiuba, em Imbituba, através de práticas integrativas de yoga. O programa, que é iniciativa da Prefeitura, será realizado durante dez encontros. Sucesso em diversas cidades de Santa Catarina e nos Estados Unidos, o projeto é desenvolvido voluntariamente em Imbituba pelos professores Vitor Pires e Josef, da Montanha Encantada, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

Para a escolha das comunidades, a Secretaria de Saúde obedeceu dois critérios ao enviar convite às pessoas, de acordo com a situação de saúde contida no cadastro da Unidade Básica de Saúde do bairro. Não há limite de idade para participar do projeto, que vai trabalhar a princípio com 20 pessoas por equipe.

“Estamos iniciando em Vila Nova devido ao grande número de hipertensos que vivem no bairro, e por ser uma comunidade bem participativa. Em Guaiuba, por conhecermos as atividades de práticas integrativas desenvolvidas pela equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF), em outros momentos, e por ser um local onde já há aulas de yoga com o professor Victor. Depois, estaremos expandindo para outras ESFs”, adianta a secretária de saúde, Graciela Ribeiro.

Em Guaiuba, as práticas ocorrem nas quartas-feiras, às 14 horas, no Salão Paroquial da comunidade. Já em Vila Nova, são realizadas às sextas-feiras, no mesmo horário, na Praça da Igreja Santa Ana ou no salão paroquial. A pressão descontrolada é um mal que aumenta sobretudo os riscos de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral (AVC). O yoga é uma prática importante e eficaz no combate à hipertensão arterial.

No caso particular do stress e como reação a este, o sistema nervoso simpático origina uma vasoconstrição, o que aumenta a pressão arterial. Portanto, ensinar às pessoas técnicas de gestão de stress eficientes, pode conduzir a uma redução do stress e a uma diminuição consequente da pressão arterial e o yoga, com algumas das suas técnicas, pode desempenhar um papel importante nesta aprendizagem.

Foto: Prefeitura de Imbituba