Principal GERAL Vereadores pressionam prefeito por causa de aumento na taxa da Cosip
Vereadores pressionam prefeito por causa de aumento na taxa da Cosip

Vereadores pressionam prefeito por causa de aumento na taxa da Cosip

0
0

O reajuste na taxa da Cosip em Tubarão pode ser reavaliado. Pelo menos no que depender dos vereadores da Cidade Azul, o aumento sancionado pelo prefeito Joares Ponticelli (PP) tem tudo para ser revisto e com possibilidade, inclusive, de ser suspenso. A adequação foi aprovada em outubro do ano passado e o primeiro mês do tributo maior incomodou os tubaronenses.

Na sessão da última segunda-feira, 20, do legislativo, o vereador Gelson Bento (PP) comandou o pedido. Ele pediu “a realização de estudos e análises para reavaliação da taxa da Cosip, uma vez que as cooperativas permissionárias não foram autorizadas a fazer cobrança da nova tarifa”. Ele também destacou “que há necessidade, sobretudo, da reanálise das áreas rurais, principalmente, quanto aos rizicultores”. Gelson Bento é do mesmo partido do prefeito de Tubarão e presidente da Cergal, principal Cooperativa da região. O legislador votou a favor do reajuste em outubro do ano passado.

Em regime de urgência, o projeto de reajuste foi votado em plenário no dia 3 de outubro do ano passado. Ele foi aprovado por 14 a 3. Apenas José Luiz Tancredo (PSDB), Douglas Antunes (MDB) e Matheus Madeira (PT) foram contrários. Por falar em Tancredo, o tucano enviou requerimento para que o coordenador da Cosip, Narbal Machado, compareça a uma sessão do legislativo e explique melhor o reajuste. José Luiz também quer informações sobre os valores da tarifa B4a determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), bem como o método de cálculo para o aumento aprovado em 2017.

Em seu blog no Portal Noticom, o colunista Nilton Veronesi conta que conversou “com aliados do prefeito Joares Ponticelli e eles têm tentado convencer o alcaide a rever a questão do aumento da Cosip. Joares parece estar sensibilizado, principalmente pela situação financeira da população e pelos seguidos aumentos de impostos e taxas que têm ocorrido no seu governo. Há quem diga que nos próximos dias o prefeito deve anunciar essa decisão”, disse o colunista.

Foto: Câmara de Vereadores Tubarão