Principal EDUCAÇÃO Projeto detecta problemas auditivos nos alunos da rede municipal
Projeto detecta problemas auditivos nos alunos da rede municipal

Projeto detecta problemas auditivos nos alunos da rede municipal

0
0

Os alunos das escolas e creches municipais de Imbituba passarão gratuitamente por um exame audiológico básico, mais conhecido como triagem. A avaliação, que vai prevenir e detectar precocemente qualquer possível alteração auditiva nas crianças, ocorre a partir deste ano letivo. Para a aquisição dos equipamentos, o município deve investir cerca de R$ 40 mil para a compra audiômetro e imitaciômetro.

O projeto Triagem Auditiva nas Escolas foi idealizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte. Os exames serão executados nas próprias creches e escolas, sob responsabilidade da fonoaudióloga da equipe multiprofissional da prefeitura.

Segundo especialistas, o programa, aplicado principalmente em crianças na pré-escola e na alfabetização previne dificuldades na aquisição da fala e no desenvolvimento da linguagem, já que ambos estão diretamente ligados à audição.

Os cuidados também contribuirão para melhorar o desempenho do processo de ensino-aprendizagem, pois a dificuldade em ouvir faz com que o aluno, independente da idade, não receba as informações passadas pelos professores ou receba de maneira deficitária.

Uma possibilidade nacional

Uma proposta segue em análise na Comissão de Assuntos Sociais do Senado, que estabelece que os alunos do ensino fundamental de escolas públicas, principalmente os estudantes do primeiro e do segundo ano, devem fazer exames para identificar problemas auditivos e oftalmológicos (PLC 104/2015). De acordo com o texto, os alunos que necessitarem serão encaminhados para tratamento médico adequado. O fornecimento de óculos e aparelhos auditivos também está previsto.

Foto: Prefeitura de Imbituba