Principal SAÚDE Novos equipamentos vão auxiliar serviços prestados pelo Samu
Novos equipamentos vão auxiliar serviços prestados pelo Samu

Novos equipamentos vão auxiliar serviços prestados pelo Samu

0
0

A Unidade do Suporte Básico (USB) de Tubarão recebeu, ontem (21), novos equipamentos que vão auxiliar nos serviços prestados à população. Maca retrátil para a viatura, dois dispositivos para imobilização de pacientes durante o transporte, cortador de anel/aliança, aspirador manual portátil e oxímetro foram adquiridos pela prefeitura, por meio de licitação realizada pela Fundação Municipal de Saúde.

Atualmente instalada em anexo ao Batalhão do Corpo de Bombeiros, a USB, fundada em 2006, atende cerca de três mil ocorrências por ano reguladas pela central de Criciúma. Onze funcionários – seis técnicos de enfermagem e cinco motoristas – se revezam no atendimento diário. Equipamentos, uniformes, manutenção das ambulâncias, combustível e salário dos profissionais são custeados com recursos da prefeitura de Tubarão.

O coordenador da USB, Thiago Geremias Henrique, explica que apesar de estar sediada na Cidade Azul, a unidade presta atendimento em todos os municípios da Amurel e também dá apoio à Unidade de Suporte Avançado (USA 02), que é mantida pelo governo do estado. “Atendemos ocorrências em diversos municípios e não há contrapartida das demais prefeituras. A intenção é firmar alguma parceria ou convênio com os demais governos municipais, para que possamos ampliar ainda mais nossa atuação”, ressalta.

A aquisição de novas ambulâncias é analisada, já que as duas – uma Renault Master e uma Ford Ranger – com cerca de cinco anos de uso necessitam de manutenção constante. “São utilizadas em casos extremos e trafegamos, muitas vezes, em terrenos acidentados, com acessos difíceis, por isso, a compra de novos veículos é uma necessidade”, adianta Thiago.

Foto: Prefeitura de Tubarão