Principal SAÚDE Hemosc de Tubarão fechado em fevereiro
Hemosc de Tubarão fechado em fevereiro

Hemosc de Tubarão fechado em fevereiro

0
0

O período que antecede o Carnaval e os dias após a folia registram um menor número de doações de sangue nos hemocentros do Estado. Por isso, o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) reforça a importância da doação nesta época do ano. Todavia, infelizmente, quem reside em Tubarão não conseguirá contribuir se for até o local, que fica na rua Santos Dumont, no Centro.

O Hemosc da Cidade Azul seguirá fechado até os primeiros dias de março. A necessidade de que a médica responsável pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina disponha de férias faz com que a gerência técnica da Unidade decida por dar férias coletivas a todos os funcionários.

Segundo a gerente técnica do Hemosc, Patrícia Carsten, desde 2015 a instituição vem pensando que férias coletivas seriam a melhor alternativa para as Unidades de Coleta, devido à dificuldade na contratação de médicos temporários para cobertura de férias do médico da Unidade. Outro fato é que nas cidades muitas empresas dão férias coletivas para seus colaboradores e historicamente as coletas são reduzidas pela falta de doadores. “O estoque de sangue é acompanhando diariamente e as bolsas são remanejadas regularmente de onde disponível há para os locais onde falta, isto é uma das grandes vantagens de se trabalhar em Hemorrede como o Hemosc faz”, justifica a gerente técnica.

A estratégia acontece em todas as Unidades de Santa Catarina. O morador de Jaraguá do Sul, por exemplo, não conseguiu doar sangue na sua cidade, pois o Hemosc fechou, por causa das férias, em janeiro. Em Tubarão, a Unidade retorna no dia 3 de março – para atividades internas. O atendimento externo volta ao normal no dia 6.

Foto: Divulgação