Principal SEGURANÇA Carnaval sem óbitos por afogamentos em SC
Carnaval sem óbitos por afogamentos em SC

Carnaval sem óbitos por afogamentos em SC

0
0

Pela primeira vez, em ao menos cinco anos, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina comemora um Carnaval sem óbitos por afogamentos no estado. O comparativo estatístico de ocorrências, feito pelo Centro de Comunicação Social do Corpo de Bombeiros Militar, levou em conta 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018, nos principais dias de festa, entre a sexta-feira e terça-feira de Carnaval.

No estudo, foram consideradas as principais ocorrências de praias, como arrastamentos, afogamentos, embarcações à deriva e naufrágios, além das ocorrências cotidianas, como acidentes de trânsito, atendimentos pré-hospitalares, salvamentos e incêndios, nos mesmos períodos das festas.

O comandante- geral, coronel Onir Mocellin, que também é presidente da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), e que atua há mais de 30 anos nas Operações Veraneio no estado, explica que o bom resultado é motivo de comemoração e que vai muito além dos últimos cinco anos. “Desde que atuava nas praias como guarda-vidas não lembro de algum Carnaval sem óbito por afogamento em Santa Catarina”, disse.

O coronel também afirma que não é possível elencar uma única causa para a obtenção de resultados tão positivos, mas sim vários fatores que colaboraram para os números. “Podemos apontar desde a intensificação de campanhas de orientação por parte do Corpo de Bombeiros, até uma mudança no comportamento das pessoas e diminuição de público nas praias por conta dos dias chuvosos. O importante é continuarmos focados na prevenção e na orientação das pessoas para evitar acidentes”, disse.

Foto: Jackson Jacques/CBM