Principal SEGURANÇA Ação conjunta visa prevenir acidentes de trânsito durante o carnaval
Ação conjunta visa prevenir acidentes de trânsito durante o carnaval

Ação conjunta visa prevenir acidentes de trânsito durante o carnaval

0
0

“Vá tranquilo, volte numa boa”, é o mote da campanha conjunta realizada pelo segundo ano, em parceria da Prefeitura de Imbituba, Polícia Militar (PM) e Civil, que visa coibir a direção perigosa combinada com o uso de álcool e prevenir as consequências desta combinação perigosa: os acidentes de trânsito.

Segurança e comodidade é o principal objetivo da campanha que envolve também entidades e associações de vans, táxis e a Santo Anjo, que trará alternativas seguras de transporte coletivo para os foliões que desejam curtir o carnaval sem se preocupar com a direção.

Tenente Klein, da PM de Imbituba, explica que é importante garantir a segurança principalmente na volta para casa, quando os índices de violência e acidentes são maiores. “Para isso, já estamos intensificando as blitz com utilização do bafômetro, como forma de conscientizar os motoristas e foliões”, declara.

A campanha está sendo desenvolvida especialmente para incentivar os condutores a deixarem seus carros em casa e utilizarem formas alternativas de transportes, horários e locais diferenciados foram planejados para facilitar a vinda e a volta para casa.

PM registra 10% menos acidentes em 2017

Nestes dias de carnaval em todo país, o clima de festa e de alegria envolve grande parte da população em uma das maiores festas populares do mundo, levando milhões de pessoas para ruas e avenidas para brincar e se divertir. O consumo de álcool representa grande fator de risco para os diversos problemas relacionados, como, por exemplo, brigas e violências, os acidentes pessoais ou de trânsito.

Segundo dados da Polícia Militar de Imbituba, o número de ocorrências registradas durante o carnaval do ano passado teve queda de 10% durante os dias de folia em todo o município. Além da diminuição no número de acidentes de trânsito, nenhuma lesão grave foi registrada. Houve uma prisão em flagrante por dirigir sob influência de álcool e 22 pessoas tiveram suas Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) recolhidas por se recusarem a realizar o teste do etilômetro (bafômetro).

 Lei Seca

A Operação Lei Seca, iniciada em 2009, trouxe uma mudança para a realidade da segurança nas ruas em todo o Brasil. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o quarto país do mundo com o maior número de mortes em acidentes de trânsito por ano. O país tenta cumprir uma meta estipulada pela Organização das Nações Unidas (ONU): uma redução em 50%, no período 2011-2020, de casos fatais em acidentes viários.

Desde o dia 1º de novembro de 2016, os valores das multas por infrações de trânsito sofreram aumento. Quem for pego pela Operação Lei Seca dirigindo alcoolizado ou se recusar a fazer o teste do bafômetro, pagará uma multa no valor de R$ 2.934,70 e o motorista ainda terá a carteira de habilitação suspensa pelo prazo de 12 meses.

Foto: Polícia Militar de Imbituba