Principal EDUCAÇÃO Servidores preparam ano letivo com reuniões e curso de capacitação
Servidores preparam ano letivo com reuniões e curso de capacitação

Servidores preparam ano letivo com reuniões e curso de capacitação

0
0

Cerca de 400 servidores da Fundação Municipal de Educação retornam às atividades na quinta-feira (1), e devem passar por um curso durante esta semana. Depois do período de férias, os profissionais têm pela frente uma série de atividades, visando ao retorno de crianças, nos Centros de Educação Infantil e dos estudantes do Ensino Fundamental, da rede municipal. Além dos servidores das áreas administrativa e de ensino, merenda, motoristas entre outros, que atuam na sede da fundação, os professores efetivos e diretores também estarão de volta às suas respectivas unidades escolares.

De 1º a 16 de fevereiro estão previstas diversas reuniões de planejamento do ano letivo 2018 e encontros para estudo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os professores efetivos também passarão por uma capacitação do Sebrae, de 05 a 09 de fevereiro, que terá como tema o  Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), curso destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora. No dia 16 de fevereiro, os professores Admitidos em Caráter Temporário (ACT) e os estagiários  iniciam as atividades nas unidades de ensino da rede municipal.

O início do ano letivo ocorre no dia 19 de fevereiro e até lá, os servidores da Fundação Municipal de Educação, além de planejamento do ano, devem preparar as unidades escolares para receber os 5,8 mil alunos – crianças e jovens – que efetuaram a matrícula. “Temos a expectativa de que esse seja um ano mais tranquilo, pois muitas unidades escolares foram recuperadas e vamos fazer os reparos em outras que necessitam. Estamos preparados para receber nossos alunos com muito carinho e prometemos nos dedicar ao máximo”, salienta o diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação, Mário Cardoso.

Quadro de profissionais é ampliado

Em torno de 600 professores e 400 profissionais administrativos foram efetivados no quadro do magistério estadual catarinense para este novo ano letivo. Os profissionais ingressantes da educação foram aprovados no concurso público realizado no ano passado. Para a região, 16 profissionais devem chegar.

“Esses novos ingressantes chegam para contribuir com o trabalho já realizado pelos cerca de 20 mil profissionais efetivos da educação. Estamos efetivando com muita responsabilidade para atender às demandas”, destaca a secretária em exercício, Elza Marina Moretto.

Esta é a primeira chamada deste concurso público, que tem validade por dois anos, sendo prorrogável por mais dois. Dessa forma, novos profissionais da educação devem ser chamados para ingressar no magistério estadual nos próximos anos.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Tubarão