Principal EDUCAÇÃO Aumenta o número de alunos no ensino médio integral
Aumenta o número de alunos no ensino médio integral

Aumenta o número de alunos no ensino médio integral

0
0

O número de alunos matriculados no ensino médio integral em todo o país aumentou 1,5 % entre 2016 e 2017. Dados do Censo Escolar 2017 divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) apontam que 7,9% dos estudantes frequentaram essa modalidade de ensino no ano passado, contra 6,4% no ano anterior.

A Gerência Regional de Educação (Gered) possui 20 escolas com ensino médio, sendo 10 em Tubarão, três em Sangão, duas em Jaguaruna , duas em Gravatal, uma em Capivari de Baixo, uma em Treze de Maio e uma em Pedras Grandes. Destas, três possuem o Programa de Ensino Médio Inovador (ProEMI), com tempo integral: EEM Dite Freitas e CEDUP, ambas em Tubarão, e EEE Antônio Knabben, em Gravatal. O programa oportuniza ao jovem a ampliação do tempo escolar, garantindo a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais integrado e dinâmico.

A partir deste ano, alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio da rede estadual de qualquer escola poderão participar do programa MEDIOTEC, no CEDUP. “No período da tarde [os estudantes] poderão fazer curso técnico em Informática, recebendo inclusive ajuda de custo para alimentação e transporte”, explica o Gerente Regional de Educação, Jaime Ondino Teixeira.

Ampliar o tempo de permanência do aluno nas escolas é um dos objetivos da chamada reforma do ensino médio, sancionada pelo presidente Michel Temer em fevereiro do ano passado. No último dia 17, o governo anunciou a liberação de R$ 406 milhões para o Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. O recurso será destinado às 27 unidades da federação ao longo de 2018.

De acordo com a ministra interina da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, o ensino médio continua sendo o maior desafio da educação brasileira. “A reforma tem por objetivo torná-lo mais atrativo e mais alinhado com o ensino médio do mundo inteiro”, completou.

Matrículas poderão ser feitas até quarta-feira (7)

As aulas nas 1.073 escolas da rede estadual de ensino de Santa Catarina iniciam no próximo dia 15. Quem ainda não efetuou a sua matrícula pode fazer até quarta-feira (7). As matrículas estão abertas para o ensino fundamental, médio, profissionalizante e Centro de Educação de Jovens e Adultos (Cejas). Os alunos do ensino médio podem optar por diferentes modalidades, entre elas: regular, Inovador (EMI), Integrado Educação Profissional (EMIEP) e Integral em Tempo Integral (EMITI).

Documentos necessários

Certidão de Nascimento

Carteira de Identidade

Atestado de Frequência com indicação da etapa/ano em 2017 ou histórico escolar

Comprovante de residência atualizado (até três meses anteriores a matrícula)

1 foto 3×4 (opcional)

Carteira de vacinação, para os estudantes do Ensino Fundamental

Fotocópia do CPF dos pais ou responsáveis

Consulte a escola mais próxima da sua casa para fazer a sua matrícula:  http://serieweb.sed.sc.gov.br/cadueportal.

Foto: Divulgação/EEM Dite Freitas