Principal ESPORTES Salgadão e José Warmuth seguem fechados e atrapalham prática esportiva
Salgadão e José Warmuth seguem fechados e atrapalham prática esportiva

Salgadão e José Warmuth seguem fechados e atrapalham prática esportiva

0
0

Há mais de um ano o ginásio Francisco Salgado Filho, o popular Salgadão, está fechado. Atingido pelo vendaval de outubro de 2016, o local continua sem condições de uso. Bastante utilizado pelo público, até por ser uma das únicas praças esportivas públicas de Tubarão, a não reabertura do espaço prejudica o avanço – ainda maior – da qualidade dos atletas da Cidade Azul.

O Noticom foi até a rua Pedro Gomes de Carvalho, no bairro Oficinas, na manhã do dia 7 de dezembro. Todos os acessos ao ginásio estão fechados desde o mês passado, mas há quem diga que isso não impede a entrada de usuários de drogas no espaço. “Moro ao lado e eles entram aí quase todo dia. Inclusive eles queimam coisas lá dentro. Meu marido já tirou muita coisa de lá, até já queimaram materiais que ficaram aí dentro e que eram usados por atletas”, conta uma moradora. O Salgadão era a casa do Tubarão Futsal, por exemplo, equipe que disputa a Liga Nacional. O local já serviu de sede para várias disputas nacionais e já recebeu atletas conhecidos no mundo todo, como o jogador Falcão, por exemplo.

Porém, não só o futsal utilizava o espaço. O Francisco Salgado Filho servia de espaço para disputas de handebol, volei e basquete, por exemplo. Diversos campeonatos já foram disputados no local. Atualmente a prefeitura de Tubarão usa o ambiente da Arena Multiuso, no bairro Aeroporto, e do Paulo Jacob May, na comunidade do Humaitá. “É uma pena, porque antes era movimentado aqui. Tem uma lanchonete aqui na esquina que vivia cheia. As crianças assistiam aos jogos, brincavam na quadra e hoje tá aí, abandonado. Acho que deveriam reformar”, conclui a moradora de 48 anos.

A prefeitura de Tubarão, através da Fundação Municipal de Esportes, admitiu o problema, argumentou problemas financeiros, mas garantiu a melhoria em 2018. “A reforma está prevista para o ano que vem. Por enquanto não temos dinheiro e nem orçamento para fazer a reforma”, informou o governo da Cidade Azul.

Ainda em Oficinas, José Warmuth segue abandonado

Também no bairro mais tradicional de Tubarão está, talvez, o ginásio mais famoso da Cidade Azul. O José Warmuth Teixeira, que fica na rua José Peicher Lisboa, contrasta a excelente condição do estádio Domingos Silveira Gonzalez, local utilizado pelo Atlético Tubarão. Embora existam enormes no cuidado com os dois espaços, a propriedade das praças esportivas é do mesmo órgão – e isso inviabiliza ações no José Warmuth.

O cenário dele é semelhante ao do Salgadão. Pintura descascada, vidros quebrados e telhado danificado. Todavia, os motivos para a falta de ação da prefeitura de Tubarão no espaço não são os mesmos. A Fundação Municipal de Esportes afirmou que a área do ginásio voltou a pertencer à União. “Não adianta fazer reforma. A prefeitura de Tubarão está tentando fazer com que aquele espaço esportivo volte para o município. Mas enquanto isso, não há condições de mexer”, conclui a FME.