Principal Últimas 120 baleias-francas são avistadas em sobrevoo no litoral entre SC e RS
120 baleias-francas são avistadas em sobrevoo no litoral entre SC e RS

120 baleias-francas são avistadas em sobrevoo no litoral entre SC e RS

0
0

Pesquisadores flagraram 120 baleias-francas durante um sobrevoo pelos litorais de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ao todo, equipes do Projeto ProFRANCA/Instituto Australis encontraram 60 pares de mães com seus filhotes, três vezes mais do que em setembro do ano passado. Na época, foram 43 animais.

O grupo percorreu a costa entre Florianópolis e Cidreira (RS) no sábado (4). A maioria dos animais foi encontrada na região entre a Guarda do Embaú, em Palhoça, e a Gamboa, na cidade de Garopaba. No trecho, foram 18 pares de mãe e filhote.

De acordo com a diretora de pesquisa do projeto, Karina Groch, a expectativa foi superada durante o sobrevoo. O objetivo da prática é realizar a fotoidentifcação dos animais, que servem como base para estudos populacionais, por exemplo.

— Estamos muito felizes com o resultado final, quase três vezes este número do ano passado, e este e um excelente resultado — disse ao G1.

Como a análise das fotografias ainda não foi realizada, é possível que o número de baleias seja atualizado. Porém, em um levantamento inicial, pesquisadores identificaram animais que já foram localizados antes no litoral.

> Baleia-franca: habitat, características e preservação das gigantes que visitam Santa Catarina

Veja em que trechos as baleias foram avistadas: 

  • Palhoça: 3 pares;
  • Garopaba: 21 pares;
  • Imbituba: 26 pares;
  • Laguna: 3 pares;
  • Arroio do Silva: 2 pares;
  • Rio Grande do Sul: 5 pares.

Baleia-franca 

A baleia-franca é uma espécie que está ameaçada de extinção no Brasil. A estimativa é de que existem cerca de 550 animais, com uma taxa de crescecimento de 4,8% ao ano. Os números tem como base os 15 anos de dados dos sobrevoos de monitoramento da espécie. 

Com informações do NSCTotal